Indicações do 25º Prêmio Multishow são um retrato do mercadão pop do Brasil

Basta o Prêmio Multishow divulgar as listas de indicados nas 10 categorias da premiação da emissora de TV para que surjam comentários indignados nas redes sociais de quem se revolta com as nomeações de nomes como Anitta, Luan Santana (foto), Marília Mendonça e Wesley Safadão, entre outros artistas recorrentes nessas listas.

Isso aconteceu ontem, 25 de junho de 2018, quando foram divulgados os indicados da 25ª edição do Prêmio Multishow, cuja cerimônia de entrega está agendada para 25 de setembro na cidade do Rio de Janeiro (RJ), em evento apresentado por Anitta com Tatá Werneck que será transmitido ao vivo pelo cantal de TV.

A rigor, o Prêmio Multishow nunca obteve importância ao longo desses 25 anos. Ganhar ou perder um troféu em qualquer categoria da premiação em nada altera o status de um artista. Tampouco estar ausente na lista de indicados significa perda de prestígio.

Anitta (Foto: Divulgação / Ana Wander Bastos)

Anitta (Foto: Divulgação / Ana Wander Bastos)

De todo modo, a lista de indicações ao 25º Prêmio Multishow deve ser entendida (somente) como um retrato do mercadão pop do Brasil. A premiação ignora quem está fora do mainstream. Por isso, sempre aparecem nomeações que, se analisadas fora desse contexto, podem soar absurdas. Kevinho e Wesley Safadão indicados ao prêmio de melhor cantor?!!! Marília Mendonça e Naiara Azevedo apontadas como melhores cantoras?!!!

Nada disso faz sentido para quem ouve outro tipo de música, produzida fora dos parâmetros industriais, com padrões artísticos mais elevados no que diz respeito às letras, melodias e harmonias. Por outro lado, as nomeações são coerentes com o gênero de música veiculada cotidianamente pelo próprio canal Multishow.

Essa é a música produzida no mainstream da indústria pop e ouvida pelo público já (mal) acostumado ao formato simplório dessa música. Ainda assim, é justo reconhecer que, nesse universo, há artistas de talentos como Anitta e Luan Santana que já transcendem rótulos.

Sozinha, a música deles não representa o Brasil, visto que Chico Buarque também lota shows pelo país e que há multidões interessadas no rap de Criolo e de Emicida. Ainda assim, é a música consumida por milhões de pessoas nesse Brasil pop sertanejo. O Brasil do funk e do forró industrializado.

Em bom português, vale enfatizar que a lista de indicados ao 25º Prêmio Multishow é tão somente um painel desse mercadão que evidencia o gosto popular do chamado povão. Nada mais. Nada demais. Gosto até se discute e lamenta, mas é preciso respeitar a preferência alheia antes de atirar pedras nos indicados de um prêmio com categorias risíveis como Música chiclete, já que as cinco composições que concorrem ao troféu de Melhor música também são músicas-chicletes.

Redundâncias à parte, providenciais para laurear o maior número possível de concorrentes, eis os artistas nomeados em algumas das principais categorias da 25ª edição do Prêmio Multishow:

♪ Melhor cantor:

Gusttavo Lima

Kevinho

Léo Santana

Luan Santana

Wesley Safadão

♪ Melhor cantora:

Anitta

Ivete Sangalo

Joelma

Marília Mendonça

Naiara Azevedo

♪ Melhor grupo:

Harmonia do Samba

Imaginasamba

Rouge

Sorriso Maroto

Turma do Pagode

♪ Melhor dupla:

Henrique & Juliano

Jorge & Matheus

Maiara & Maraisa

Matheus & Kauan

Simone & Simaria

♪ Melhor Show:

Anitta

Bruno & Marrone

Luan Santana

Marília Mendonça

Simone & Simaria

♪ Melhor música:

2050 (Bruno Caliman e Rafael Torres) – Luan Santana

Ausência (Juliano Tchula, Felipe De Paula, Hugo Henrique) – Marília Mendonça

Pesadão (Pablo Bispo, Iza, Marcelo Falcão, Sérgio Santos e Ruxell) – IZA com Marcelo Falcão

Cheguei pra te amar (Ivete Sangalo e Ramon Cruz) – Ivete Sangalo

Regime fechado (Natanael Silva, Vinicius, Jenner Melo, Juan Marcus, Samuel Alves, Thiago Alves) – Simone & Simaria

♪ Musica chiclete:

Check in (Luan Santana e Douglas César) – Luan Santana

Contatinho (Romeu R3, Umberto Tavares, Jefferson Junior) – Nego do Borel com Luan Santana

Dona Maria (Thiago Aloisio Lima Quintana, Lucas Lima, Thiago Brava) – Thiago Brava com Jorge

Rabiola (Kevinho, Breder, Wallace Vianna e Andre Vieira) – Kevinho

Vai Malandra (Anitta, Maejor, Mc Zaac, Brandon Green, Laudz, Ze Gonzales, Yuri Martins) – Anitta, Mc Zaac e Maejor com Tropkillaz & DJ Yuri Martin